domingo, 14 de outubro de 2012

Imagem Semanal David e Golias


"Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo".
 
Samuel 17:4


 
David foi o segundo rei de Israel, sucedendo a Saul. Ele era um tocador de harpa e para acalmar o rei foi levado para corte. Numa guerra contra os filteus, ele derrotou o gigante Golias e teve o direito de casar com a filha de Saul.Com a morte dele, foi nomeado rei de Judá. O filho de Saul, Isobet reinou sobre o resto. Quando Isobet morreu, David transformou um ajuntamento de tribos no Estado de Israel e transferiu sua capital para Jerusalém. A vitória do jovem David serviu de assunto para vários artistas.




Autor desconhecido. Silver Plate with David and Goliah, 629-630. Constantinopla. Metropolitan Museum of Art, Nova York. Uma coleção de nove cenas do Velho Testamento sobre a vida do Rei David. Seis pertencem ao MET e três ao Cyprus Museum. Está representado a luta de David e Golias.





Master of Tahull (?) 1123. Museu National D'Art de Catalunya, Barcelona. O mural foi removido da parede da igreja de Santa Maria, Tahull.





Daniele da Volterra (1509-1566) David and Goliath, Museu do Louvre, Paris. Pintora da Toscana amiga e discípula de Michelangelo. A artista utilizou os dois lados da tela para representar a mesma cena em dois ângulos diferentes.





Ticiano (1490-1576) Foi o maior nome da Escola Veneziana renascentista. Retratos, paisagens, temas religiosos e mitológicos foram os temas preferidos. David and Goliath, 1542-1544. Santa Maria de la Salutte. Após matar o gigante, o jovem David faz uma prece e como resposta uma luz vem do céu.








Caravaggio (1571-1610) O maior pintor do barroco italiano. Teve profunda influência sobre numerosos pintores importantes. David and Goliath, 1599. Galeria Borghese, Roma. Fica claro a técnica do claro/escuro utilizado pelo mestre italiano.







Orazio Gentilheschi (1563-1639) Nascido em Piza, foi seguidor de Caravaggio. David Contemplanting the Head of Goliah, 1610. Gemäldegalerie, Berlin. Nessa representação está um David contemplativo olhando a cabeça de Golias. Há uma outra versão na Galleria Spada, Roma, com pequenas diferenças.







Bartolomeo Manfredi (1582-1622) Pintor barroco italiano. Foi aluno e um dos mais importantes discípulos de Caravaggio. David and Goliath. The Triumph of David, 1615. Museu do Louvre, Paris. O artista colocou o herói e a cabeça do gigante em destaque. Ao fundo, uma bela mulher representa a crença de que quando de sua chegada, muitas mulheres foram para rua dançar e cantar a vitória.





Antonio Zanchi (1631-1722) David and Goliath, O artista deu ênfase a parte da história em que Davi derruba Golias com uma pedra. O gigante caído no chão com expressão de sofrimento ocupa transversalmente toda a tela. David mais atrás segura a funda. Nota-se a influência de Caravaggio.






Peter Paul Rubens (1755-1664) David Slaying Goliath, 1616. Norton Simon Foundation, Califórnia. O artista representou a cena com o gigante já derrubado e mostrando David no momento da decapitação. As figuras ocupam quase toda a tela. Ao fundo, cenas da batalha e um céu com diferentes cores.



Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now